A concessão de pensão militar é um direito assegurado aos dependentes e ex-militares. No entanto, um dos questionamentos mais comuns entre os beneficiários é o tempo necessário para a efetivação desse benefício. A complexidade dos trâmites administrativos e a variedade de fatores que influenciam o processo podem gerar dúvidas e incertezas. Então, quanto tempo demora para receber a pensão militar?
Neste artigo, vamos explorar os principais aspectos que impactam o tempo de recebimento da pensão militar, fornecendo informações úteis para aqueles que buscam entender melhor essa questão crucial. Continue a leitura e saiba mais!
A pensão militar é um assunto que sempre gera muitas dúvidas, mas refere-se basicamente ao valor pago aos beneficiários do militar falecido. Mas quem são os beneficiários que têm direito à renda e quanto tempo demora para receber pensão militar?
Os militares são contribuintes obrigatórios, com percentual de 10,5% para custear as pensões por morte militar. Todos os anos, no mês de seu aniversário, o militar deve comparecer na sua organização para realizar a atualização e declaração de beneficiários. Nesta declaração, deve constar a prioridade de beneficiários.
A pensão militar é um direito daqueles indivíduos que possuem vínculo com o militar falecido. Após a sua morte, a pensão será uma espécie de herança aos seus dependentes.
E é por esse motivo, que todos os militares da Forças Armadas (Exército, Força Aérea e Marinha) contribuem mensalmente durante toda sua carreira e também na inatividade.
Para manter a organização, a ordem de prioridade para recebimento da pensão militar é:
Muitos dependentes com direito a receber os benefícios da pensão militar ficam com dúvidas sobre quanto tempo demora para receber pensão militar.
O direito à pensão nasce com o óbito do contribuinte, e o beneficiário poderá ser instituído a qualquer tempo, mediante declaração mediante declaração de beneficiário, que servirá de amparo à habilitação militar com base na prioridade e nas condições estabelecidas em Lei.
A falta da Declaração de Beneficiários não exclui o direito da pensionista, entretanto, a Administração pública poderá exigir documentos complementares, ocasionando maior demora na concessão do benefício.
O processo de aptidão à pensão inicia-se por meio de requerimento da parte interessada, que será dirigido à autoridade competente do Ministério a que estiver vinculado o contribuinte.
A Constituição Federal assegura a razoável duração do processo e os meios que garantam a celeridade de sua tramitação, tanto no âmbito judicial como no administrativo (Art. 5ª, inciso LXXVIII, C/C Art. 37 Caput ambos da Constituição Federal).
Tomando-se por base o procedimento administrativo no âmbito federal, regulado pela Lei n. 9.784/99, verificamos previsão de prazo de 30 dias para que a administração emita decisão a respeito do pedido.
Assim, entende-se que a Administração pública terá o prazo de 30 dias, prorrogado por igual período, sob pena de violar direito fundamental à razoável duração do processo.
Porém, o tempo para esse processo dependerá do processo de requerimento. Na maioria das vezes, o processo é rápido e ágil, visto que muitos beneficiários dependem do valor para suas despesas.
Evidenciada a demora excessiva na análise do pedido, a parte poderá valer-se do MANDADO DE SEGURANÇA para proteção do seu direito.
É muito importante estar atento à documentação necessária para iniciar o requerimento para pensão militar, que são, segundo a Lei das Pensões Militares, a Lei nº 3.765, de 4 de maio de 1960:
II – a serem apresentados pela Organização militar competente:
A pensão militar possui características distintas em relação a outros tipos de pensões, como as previdenciárias, por invalidez ou por morte, especialmente no contexto de sistemas de previdência pública e privada, como, por exemplo:
Ainda com dúvidas sobre como funciona esse pagamento e a homologação de pensão pelo TCU? Acesse nosso post de blog e entenda!
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