Ao pedir demissão, quais são os direitos do empregado? Afinal, o profissional realmente possui direito de receber verbas rescisórias? No artigo de hoje, informaremos a você o que a lei prevê nos casos em que é o empregado quem solicita a demissão em seu ambiente de trabalho.
Continue a leitura!
Existem diversas maneiras de se encerrar um contrato de trabalho e a chamada “demissão” pode ocorrer tanto por iniciativa do empregador quanto por iniciativa do empregado. Diferente do que algumas pessoas imaginam, conforme a Lei o funcionário que pede demissão tem direito a receber todas as suas verbas rescisórias:
A realização de “acordos” entre empregadores e empregados (onde o empregado é demitido ao invés de pedir demissão) é uma prática comum, amplamente realizada no mercado de trabalho. Através dos acordos demissionais, ex-funcionários conseguem sacar o FGTS e receber o seguro desemprego, devolvendo para o empregador a indenização compensatória de 40% sobre o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço.
No entanto, a prática mencionada é totalmente ilegal e constitui-se como fraude. A Lei entende o acordo demissional como uma ferramenta que pode ser utilizada como uma forma de abuso, tanto da empresa sobre o trabalhador quando do trabalhador sobre os direitos previdenciários.
Então, esclareceu as suas dúvidas em relação ao pedido de demissão e os direitos do empregado? Se esse artigo foi relevante para você, deixe o seu comentário!