O seguro agrícola funciona como um produto de proteção à lavoura, conferindo maior segurança ao produtor rural.
No artigo de hoje, você compreenderá todos os cuidados necessários que o produtor deve ter ao acionar sua seguradora.
Continue a leitura para entender o que determina a lei acerca do tema.
O agricultor que trabalha no campo investe diariamente seus recursos e seu tempo de trabalho na lavoura, concentrando seus esforços no momento da colheita.
No entanto, sabemos que a natureza é imprevisível: imagine, por exemplo, que o clima apresentou uma grande alteração e todos os seus recursos foram perdidos. O seguro agrícola protege o agricultor de imprevistos e oferece a ele indenizações em relação a possíveis prejuízos causados por fenômenos da natureza.
Conforme abordado no artigo sobre o direito securitário aplicado ao agronegócio, o seguro agrícola pode ter coberturas específicas, como o seguro de granizo e o seguro multirrisco.
A primeira opção é uma das mais antigas entre os seguros agrícolas existentes, protegendo o produtor contra perdas por tempestades de granizo. A apólice padrão indeniza um valor de cobertura por unidade segurada, sendo aplicada uma dedução mínima.
Já o seguro multirrisco cobre perdas derivadas de seca, chuvas excessivas, geadas, incêndio, ventos fortes, raios, entre outras questões de clima adverso. No entanto, por mais que tenha uma grande cobertura, o seguro multirrisco geralmente cobra altas taxas e fatores de redução significativos.
Por mais que o seguro agrícola traga diversos benefícios, é importante que o agricultor esteja atento no momento de acionar a seguradora. Afinal, são muitos os casos em que os produtores rurais se deparam com a negativa de cobertura pela seguradora, não sendo indenizados voluntariamente pela financeira.
Nesse sentido, alguns cuidados básicos são de extrema importância. Confira:
É importante também que o produtor rural sempre tenha em mãos notas fiscais, recibos, laudos e outros documentos importantes. Assim, caso seja necessária a realização de um processo judicial, o advogado conseguirá reivindicar o seu direito de maneira mais facilitada.
Então, esclareceu as suas dúvidas sobre o seguro agrícola? Deixe o seu comentário!