Conhecer os direitos de pessoas com doenças degenerativas é fundamental para quem se enquadra nessa condição.
Para auxiliar o indivíduo que se vê incapacitado de trabalhar por conta de quadros de saúde degenerativos, estão disponíveis diversos benefícios que o trabalhador deve solicitar para que possa manter uma rotina com segurança.
Continue a leitura e saiba quais são os direitos de pessoas com doenças degenerativas.
Existem doenças que não são transmitidas ao indivíduo, mas causam lesões às células de diferentes partes do organismo, levando à sua degeneração e gerando um quadro irreversível para o paciente, que passa a ter uma piora gradativa em seu estado de saúde.
As doenças degenerativas, como são chamadas, afetam fatores como a mobilidade, a respiração, as capacidades cognitivas e outras funções básicas.
Alguns exemplos de condições como essa são:
Cabe ressaltar que esses são apenas exemplos mais comuns, mas há uma série de condições que se enquadram na categoria e garantem ao paciente os direitos de pessoas com doenças degenerativas.
As doenças degenerativas trazem inúmeras dificuldades para o dia a dia das pessoas que convivem com essas condições.
Com o passar do tempo e o desenvolvimento desses quadros, muitas vezes o paciente se vê incapacitado de realizar atividades básicas, que incluem o trabalho.
Nesse sentido, há alguns direitos previdenciários que são garantidos a essas pessoas, de modo a garantir que sejam assistidas quando não podem mais desenvolver suas atividades de trabalho.
A aposentadoria por invalidez é um dos direitos de pessoas com doenças degenerativas e é concedida nos casos em que o paciente se encontra completamente incapacitado de exercer suas atividades.
Para receber o benefício, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) exige uma carência de, no mínimo, 12 meses, ao contrário de casos de aposentadoria por invalidez causados por acidentes de trabalho, nos quais a carência não é exigida.
O benefício por incapacidade temporária, mais conhecido pelo nome de auxílio-doença, é concedido ao paciente que se encontra temporariamente incapacitado de exercer suas atividades de trabalho.
Para ter direito ao recebimento, o trabalhador deve estar incapacitado por um período superior a 15 dias e ter cumprido com o período de carência de 12 meses.
O valor recebido corresponde a 91% do salário, que é calculado pela média aritmética de 80% das maiores contribuições realizadas pelo funcionário.
A isenção ou restituição do Imposto de Renda é um direito concedido às pessoas com doenças graves, entre as quais estão incluídas doenças degenerativas como Alzheimer, Parkinson e esclerose múltipla.
Assim, pacientes que convivem com esse tipo de condição devem procurar orientação de profissionais do Direito para que possam conseguir a isenção no pagamento do tributo.
Cabe ressaltar que, nos casos de solicitação de benefício previdenciário, o portador da doença deverá passar por um procedimento de perícia médica, de modo a comprovar que realmente apresenta a doença degenerativa que alegou como razão para o recebimento do benefício.
Agora que você já sabe quais são os direitos de pessoas com doenças degenerativas, aproveite para acessar o blog e conferir outros artigos relacionados.
O Escritório de Advocacia em Porto Alegre Gregoire Gularte possui uma equipe de profissionais especializados e experientes em Direito à Saúde e podem ajudá-lo em caso de dúvidas e orientações.
Entre em contato e agende uma consulta, será um prazer atendê-lo.