A Black Friday é a época ideal para os compradores que procuram por boas oportunidades e promoções de produtos e serviços.
Por se tratar de um período em que as transações financeiras crescem muito, também se tornam mais frequentes os golpes e as falsas promoções.
Para garantir o bom aproveitamento da data, o consumidor deve se manter atento e tomar alguns cuidados na Black Friday.
Continue a leitura, confira algumas dicas e entenda quais são os direitos do consumidor!
Entenda a seguir quais os principais cuidados na Black Friday para não cair em nenhuma fraude, principalmente no ambiente online:
O período é propício para promoções vantajosas, porém desconfie de preços que estão muito abaixo do restante do mercado, faça comparações e certifique-se de que a oferta é confiável.
A Black Friday é uma ótima oportunidade para quem acompanhou os preços ao longo do ano e saberá distinguir quais promoções estão realmente valendo a pena. Caso não tenha conseguido acompanhar, é possível usar ferramentas que mantêm esse histórico.
Uma das fraudes mais frequentes nesse período é a criação de páginas de e-commerce que se passam por grandes varejistas. Fique atento aos selos de autenticidade dos websites e o endereço (URL) na barra do navegador.
A maioria dos golpes são aplicados através das compras por boleto, já que não é possível revogar a compra. Prefira o cartão de crédito, mas evite o parcelamento para não extrapolar.
Organize-se financeiramente para saber o quanto você pode investir para adquirir os itens que realmente deseja. Comprar por impulso pode levar a fraudes e também fazer com que você perca oportunidades dos itens que de fato precisa.
Os direitos do consumidor se mantêm durante o período de promoções, porém é preciso ficar atento às condições específicas de cada loja.
Algumas marcas e empresas não permitem a troca de produtos adquiridos durante a Black Friday, por exemplo. Conforme o Código de Defesa do Consumidor, essa política é permitida, desde que a informação seja repassada ao consumidor de forma clara. Nesse caso, o vendedor não tem obrigação de efetuar a troca caso o produto não apresente defeito.
Para as compras online ou fora do estabelecimento comercial, está previsto pela lei o direito de arrependimento no prazo de 7 dias. Caso o consumidor reivindique esse direito, ele deverá ser reembolsado pelos valores pagos, até mesmo os referentes ao frete.
Ainda para as aquisições online, é obrigatório que a loja informe uma previsão de entrega dos produtos. Quando houver o descumprimento do prazo previsto, o comprador deverá acionar a empresa.
Por fim, outra dica útil é tirar fotos ou prints das informações que lhe foram passadas. Caso você seja prejudicado, é ideal procurar a ajuda de profissionais capacitados.
O Escritório de Advocacia Gregoire Gularte conta com profissionais experientes e especializados em Direito do Consumidor, que podem ajudar você a esclarecer dúvidas sobre cuidados na Black Friday e seus direitos nas relações comerciais.
Entre em contato e agende uma consulta com um de nossos profissionais. Será um prazer lhe atender!