O adido militar é um oficial das Forças Armadas selecionado para realizar missões diplomáticas junto ao governo estrangeiro.
Leia este artigo e compreenda as atribuições desse cargo, a função e os direitos deste profissional.
Com período de um ano de atuação, o adido militar consiste em um representante selecionado para realizar missões diplomáticas junto ao governo estrangeiro.
Esse tipo de laço político é mantido entre o Brasil e algumas outras nações, a exemplo dos Estados Unidos e da Inglaterra.
Além do indivíduo que ocupa essa posição, é importante lembrar que há também uma comissão com a responsabilidade de atuar em conjunto com o adido militar, analisando cada caso com o qual ele terá que lidar e procurando as melhores formas de proceder em cada um deles.
A pessoa responsável por cumprir essa função é selecionada independentemente do seu posto no Exército, na Marinha ou na Aeronáutica brasileira, com base em sua qualificação para as atividades exercidas no cargo.
Nesse sentido, cursos de formação, especialização ou aperfeiçoamento das atividades militares em outros países são alguns procedimentos padrão no processo de capacitação do profissional.
Falar a língua do local no qual irá atuar e apresentar uma boa capacidade de escuta e comunicação também são requisitos importantes para desempenhar a função.
O adido militar também pode ser compreendido como uma condição ativa, na qual o indivíduo é remunerado mas permanece afastado do serviço por não ter, temporariamente, condições de realizar atividades militares.
Dessa forma, o conceito pode ser facilmente confundido com o agregado, que corresponde à condição na qual o militar deixa de ocupar a sua vaga na escala hierárquica do Exército, da Marinha ou da Aeronáutica brasileira após passar 5 anos no seu cargo.
Assim, o adido consiste em um quadro temporário, mas que pode evoluir para o de agregado quando o prazo estipulado for ultrapassado.
Alguns dos motivos que levam à condição são:
A remuneração do cargo do adido militar pode variar de acordo com a patente da hierarquia das Forças Armadas, mas chega a ultrapassar o valor de R$ 10.000,00.
Já em relação ao período de férias, o militar nesse cargo tem o direito ao afastamento do serviço após a sua atuação diplomática, o que ocorre na forma de concessão de férias para descanso.
Para mais informações sobre Direito Militar, conte com o Escritório de Advocacia em Porto Alegre Gregoire Gularte.
Entre em contato e converse com nossa equipe de profissionais especializados para tirar todas as suas dúvidas.