Vamos conversar sobre plano de saúde e pais como dependentes? Essa é uma questão que deve ser analisada diretamente com a sua operadora de saúde, ou, no caso de plano coletivo empresarial ou sindical, deve ser analisada juntamente com o órgão responsável e ser cumprida conforme as normas estabelecidas em contrato.
Se você desejar incluir seus pais como dependentes de seu plano de saúde, você precisa optar por um plano familiar, o qual, conforme a Resolução Normativa da ANS 195/09, pode aceitar familiares até o terceiro grau de parentesco sanguíneo ou segundo grau de parentesco por afinidade, sendo estes classificados na seguinte ordem:
Caso você observe que o seu plano não suporta tal inclusão, converse com sua operadora de saúde e migre para outro plano mais acessível. Caso essa negociação seja embaraçosa e demorada, é recomendado procurar ajuda de um advogado especializado na área para conduzir a situação com mais agilidade e conhecimento sobre as cláusulas e leis que contemplam o seu contrato assistencial de saúde.
É dever dos filhos adultos zelar pela saúde e pela qualidade de vida de seus pais. Nesse sentido, é comum que os titulares de planos de saúde solicitem a inclusão de seus pais em seus planos de saúde.
Muitas vezes, o pagamento de um plano de saúde mensal pode parecer custoso, porém, pode ser encarado como um investimento que promove bem-estar e melhor assistência e cobertura médica para você e sua família.
No caso de plano de saúde e pais como dependentes, a inclusão torna-se mais necessária ainda, visto que, na maioria das vezes, os pais já são idosos e demandam de cuidados médicos frequentemente.
Sendo assim, é importante ficar atento quanto aos prazos de carência, ler todas as cláusulas do contrato, entregar todas as documentações necessárias, optar por uma mensalidade que seja acessível a sua realidade financeira, sanar dúvidas sobre casos de rescisão de contrato e verificar todos os serviços e procedimentos médicos são cobertos pelo plano de saúde contratado.
Veja no link a seguir o que significa carência de plano de saúde e quais são as exceções previstas por Lei.
Se você ainda tiver dúvidas sobre plano de saúde e pais como dependentes, antes de sair assinando e firmando contratos duvidosos, converse primeiramente com um advogado especializado em Direito à Saúde e tenha clareza sobre seus direitos e deveres como consumidor.
Leia mais artigos sobre Direito à Saúde em nosso blog! Em caso de dúvidas, entre em contato com o Escritório de Advocacia em Porto Alegre Gregoire Gularte! Será um prazer atendê-lo!