Como de costume, anualmente ocorrem ajustes nos valores dos planos de saúde. Embora a Agência Nacional de Saúde Complementar (ANS) tenha aprovado, no ano de 2021, um desconto de 8,19%, neste ano de 2022 o cenário não deve ser o mesmo.
Continue a leitura deste conteúdo e entenda como funciona o aumento e qual será o reajuste do plano de saúde em 2022.
O desconto oferecido no último ano foi consequência da redução na demanda de serviços médicos no auge da pandemia. Muitas pessoas deixaram de comparecer às consultas de rotina ou realizar exames de rotina, evitando ao máximo o ambiente hospitalar ou de clínicas.
Nesse momento, a notícia do reajuste do plano de saúde em 2022 vem acompanhada de outro aumento: desta vez no valor dos medicamentos, que foi de 10,89%.
Portanto, neste ano é importante se preparar para gastos maiores na área da saúde, uma vez que os reajustes devem ser superiores aos percentuais já praticados.
A ANS ainda não divulgou a informação completa com os detalhes sobre o novo aumento. Entretanto, já existem projeções de que a agência pode realizar o maior reajuste da história.
Segundo especialistas, os percentuais podem chegar até 18%. É importante ressaltar que o recorde do reajuste do plano de saúde aconteceu no ano de 2016, com o valor de 13,27%. É provável que o reajuste do plano de saúde em 2022 bata o novo recorde de aumento.
Essa previsão é do Instituto de Estudos da Saúde Suplementar (IESS). O mesmo estudo ainda indicou que a variação dos custos médico-hospitalares foi de 18,2%. Esse valor é para um período de um ano, finalizado em junho de 2021.
No momento, a ANS ainda não confirmou o percentual no aumento dos valores dos planos.
Por isso, é importante ter a informação sobre quando o novo valor deve vigorar. Ao que tudo indica, o próximo reajuste deve começar a valer em maio de 2022 até abril de 2023.
Sendo assim, os clientes podem começar a se organizar para pagar mais caro já no mês de junho. A mudança também pode começar neste mês para planos que estão ativos na modalidade pré-pago.
Para que se tenha uma ideia, também existe uma projeção de aumento nos preços dos planos de saúde em um relatório que foi elaborado recentemente pelo banco BTG Pactual. O aumento promete ser acima do recorde de 2016 e acima de 15%.
O reajuste dos planos de saúde é autorizado pela ANS, mas é muito importante estar atento aos detalhes para que não haja nenhum aumento abusivo neste quesito. Fique atento ao contrato do seu plano de saúde e certifique-se de que o documento possui alguma cláusula relacionada aos reajustes e se o mesmo está de acordo com as definições da ANS.
Caso perceba alguma irregularidade, não hesite em procurar um advogado especializado em Direito à Saúde para orientação.
O Escritório de Advocacia em Porto Alegre Gregoire Gularte conta com especialistas experientes em Direito à Saúde que podem ajudar você a esclarecer dúvidas sobre o reajuste do plano de saúde em 2022.
Entre em contato e agende uma consulta com um de nossos profissionais.
Aproveite e leia mais artigos sobre Direito à Saúde que publicamos recentemente em nosso blog.