Existem diferentes tipos de medicamentos recomendados para controlar a artrite, os quais variam conforme o nível e o quadro em que a doença se encontra em cada indivíduo.
Na maioria das vezes, o tratamento demanda de remédios biológicos e imunobiológicos, os quais não costumam ser tão acessíveis à população.
Por isso, no post de hoje vamos explicar se os planos de saúde são obrigados a fornecer medicamentos de alto custo para artrite reumatoide.
A artrite reumatoide é uma doença autoimune que causa inflamações, inchaço e deformações nas articulações, demandando tratamento contínuo e especializado que deve ser feito com medicamentos especiais juntamente da adoção de um estilo de vida mais saudável.
Quando a doença não é tratada da forma correta, pode ocasionar diversas outras complicações ao organismo de seus pacientes, como catarata, glaucoma e outros problemas nos olhos.
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) estabelece um rol obrigatório de cobertura aos planos de saúde.
Sendo assim, os planos de saúde são obrigados a cobrir o tratamento para todas as doenças que estiverem previstas nesta listagem.
A artrite reumatoide está incluída no rol da ANS, por conta de ser uma doença crônica que demanda da administração diária de medicamentos biológicos e imunobiológicos.
Dessa forma, se você for diagnosticado com tal doença, é possível solicitar a cobertura do tratamento ao seu plano de saúde.
Em caso de negativas, é recomendado procurar um advogado especializado na área da saúde para auxiliar você nessa demanda.
Acesse o link a seguir para saber mais sobre o que fazer quando plano de saúde nega cobertura de tratamentos.
Caso você não possua plano de saúde, é possível obter acesso aos medicamentos de alto custo para artrite reumatoide através do SUS, devendo haver a comprovação da necessidade de ser prestada a assistência à saúde e a impossibilidade de arcar com os custos do medicamento.
Acesse o link a seguir para saber mais sobre medicamentos fornecidos pelo SUS.
Inclusive, conforme notícia publicada pela Agência Brasil, o SUS oferece uma grande quantidade de medicamentos disponíveis para o tratamento da artrite reumatoide, sendo eles analgésicos, imunossupressores, medicamentos sintéticos, modificadores da doença ou medicamentos biológicos.
Se você ainda tem mais dúvidas sobre como conseguir acesso aos medicamentos de alto custo para artrite reumatoide, entre em contato agora mesmo com o Escritório de Advocacia em Porto Alegre Gregoire Gularte e agende um atendimento com um de nossos profissionais especializados em Direito à Saúde.