Foi aprovado pela Câmara dos Deputados o uso da telemedicina durante a pandemia de coronavírus (Covid-19). A medida visa que os pacientes possam ser atendidos sem sair de casa, evitando a circulação de pessoas não contaminadas em hospitais e centros de saúde. Além de fazer com que as pessoas sigam a medida de isolamento social, esse tipo de atendimento evita o contágio da doença.
Mas, você sabe o que é telemedicina e quais são os seus benefícios?
Continue a ler este post para entender como funciona essa modalidade médica!
Conforme o texto aprovado pela Câmara dos Deputados, a telemedicina se define como “exercício da medicina mediado por tecnologias para fins de assistência, pesquisa, prevenção de doenças e lesões e promoção de saúde”.
De acordo com a lei, a telemedicina pode ser utilizada em todas as atividades da saúde, como consultas online e telediagnóstico, enquanto durar a pandemia de coronavírus.
Ainda, o texto afirma que os médicos devem deixar claro para os pacientes o que é telemedicina e suas limitações, já que inexiste a possibilidade de fazer um exame físico. Os padrões éticos e normativos da consulta física devem ser mantidos na consulta remota, assim como o pagamento pelo serviço.
Cabe ressaltar que durante a pandemia de coronavírus alguns médicos estão fazendo teleatendimentos e passando orientações de forma gratuita, porém, é importante esclarecer essa dúvida previamente com o profissional responsável pelo atendimento à distância.
Antes da lei ser aprovada, o Conselho Federal de Medicina (CFM) já havia autorizado a utilização da telemedicina no país.
Como a telemedicina permite a análise de exames e a emissão de laudos à distância, ela pode agilizar processos urgentes e fazer com que distâncias sejam encurtadas. Assim, ela pode ser utilizada como um importante auxílio para o enfrentamento da pandemia de coronavírus no país, ao aproximar médico e paciente e evitar aglomerações nos hospitais.
Também, a telemedicina pode auxiliar a população que não tem acesso a um médico em sua cidade ou região.
Agora que você já sabe o que é telemedicina e qual a sua importância durante a pandemia de coronavírus, que tal saber mais sobre o direito à saúde?
O direito à saúde se insere nos direitos sociais garantidos pela Constituição Federal de 1988. O artigo 196 estabelece que a saúde é direito de todos e dever do Estado, que deve garantir políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.
O Escritório Gregoire Gularte Advogados conta com uma equipe especializada na área do direito à saúde e está preparado para lhe auxiliar nessas questões! Entre em contato conosco e agende um atendimento para sanar suas dúvidas!