Saber como pedir isenção de imposto de renda para espondilite anquilosante é um conhecimento fundamental para os pacientes com essa doença.
Trata-se de uma das condições que garantem o direito à isenção do imposto sobre os rendimentos de natureza previdenciária, como os recebidos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e de fundos de previdência complementar.
Por esse motivo, conhecer o procedimento e os requisitos necessários é o primeiro passo para acessar esse direito e dispor de melhores condições financeiras para tratar a doença.
Para saber como pedir isenção de imposto de renda para espondilite anquilosante, continue a leitura!
A isenção do imposto pode ser solicitada por duas vias: administrativa e judicial.
Na primeira, será necessário apresentar laudo médico que comprove a existência da doença, indicando tanto o diagnóstico quanto a gravidade do quadro. Com o laudo em mãos, será necessário realizar um pedido administrativo junto à Receita Federal.
Infelizmente, há muitos casos em que a resposta é negativa, o que significa que se torna necessário optar pela via judicial.
Nesse caso, será preciso contar com advogados especializados no assunto, de modo a reunir a documentação necessária para comprovar a possibilidade de isenção e dar início à ação judicial.
Além de saber como pedir isenção de imposto de renda para espondilite anquilosante, é importante compreender, efetivamente, no que consiste a condição.
Trata-se de uma doença inflamatória crônica que afeta principalmente a coluna vertebral, mas também pode comprometer outras articulações, como quadris, ombros e joelhos.
Além disso, o quadro costuma gerar sintomas de ordem funcional, como fadiga intensa, inflamação ocular e o comprometimento de outros órgãos.
Cabe ressaltar que a doença está classificada no CID-10, sob o código M45.
A Lei 7.713/88 garante o direito à isenção de imposto de renda para aposentados, pensionistas e militares reformados diagnosticados com doenças graves, entre as quais está essa condição.
Os requisitos para acessar o direito são a apresentação do laudo médico e o recebimento de rendimentos de inatividade, sejam eles aposentadorias ou pensões pagas pelo INSS, Regimes Próprio e Complementar de Previdência.
Para além de saber como pedir isenção de imposto de renda para espondilite anquilosante, há também outros direitos que podem ser acessados pelas pessoas que convivem com a doença, desde que com a doença haja comprovação da limitação funcional. São eles:
Você pode saber mais a respeito desse assunto em: isenção do imposto de renda: saiba tudo sobre.
Para acessar seus direitos enquanto portador da doença, o melhor caminho é contar com especialistas no assunto, que estejam preparados para orientar você da melhor maneira.
Agora que você já sabe como pedir isenção de imposto de renda para espondilite anquilosante e a importância de contar com um advogado no processo, só falta conhecer o escritório Gregoire Gularte.
Acesse nosso site e saiba mais sobre como solicitar a sua isenção!