Você sabe como pedir aposentadoria por invalidez?
O benefício trata-se de uma medida que procura dar melhores condições de vida ao trabalhador acometido por uma doença incapacitante e é incapaz de realizar atividades laborais.
Para entender quem pode receber o benefício e como pedir aposentadoria por invalidez, continue a leitura!
Também chamada de aposentadoria por incapacidade permanente, essa modalidade do benefício é voltada ao trabalhador que, acometido por doenças ou acidentes, encontra-se incapaz de retomar suas atividades de trabalho.
Assim, diferencia-se, por exemplo, do auxílio-doença, destinado aos trabalhadores que se encontram apenas temporariamente incapacitados, por um período superior a 15 dias.
Além disso, por ser destinada a pessoas cujas condições de saúde não permitem que retornem ao trabalho, diferencia-se também de outros tipos de aposentadoria, como a aposentadoria especial.
Para compreender melhor seu funcionamento, saiba como pedir aposentadoria por invalidez.
Para ter direito ao recebimento, além de estar incapaz de forma total e permanente para o trabalho, é preciso:
O período de carência e o recebimento de auxílio-doença serão dispensados apenas em casos de acidentes de qualquer natureza ou doenças graves, sendo elas:
Parte essencial de como pedir aposentadoria por invalidez é a comprovação da incapacidade permanente.
Para isso, deverão ser apresentados atestados médicos, além da necessidade de passar por uma perícia médica, marcada juntamente ao INSS.
Em alguns casos, é possível que seja alegada inicialmente uma incapacidade temporária, que poderá ser convertida em aposentadoria por invalidez caso não haja melhoras no quadro.
Caso não seja concedida a aposentadoria por incapacidade permanente, o paciente pode recorrer à justiça para buscar seu direito.
Nesse caso, é possível entrar com recurso administrativo, que deve ser feito no prazo de 30 dias, ou ação judicial.
Para contar com toda a segurança e auxílio profissional de que você precisa ao longo de cada uma dessas etapas, entre em contato com o escritório Gregoire Gularte e conte com nossos serviços jurídicos.