No Brasil, pessoas portadoras de doenças consideradas graves podem ter acesso a alguns benefícios. É por isso que pacientes com câncer de pele têm direito à isenção de Imposto de Renda (IR).
Trata-se de uma medida que visa compensar parcialmente os gastos envolvidos no tratamento da doença, de modo a contribuir com a recuperação desses indivíduos.
No entanto, para poderem acessar esse direito, é preciso conhecer os pré-requisitos e também os procedimentos envolvidos na solicitação.
Por isso, neste conteúdo, você encontra todas as informações de que precisa para solicitar a isenção de IR em caso de câncer de pele. Acompanhe!
A solicitação pode ser feita tanto pela via administrativa quanto pela judicial.
Assim, uma forma de realizá-la é por meio do aplicativo Meu INSS, sendo necessário apresentar documentos pessoais e laudos médicos que comprovem o diagnóstico da doença.
O que acontece, em muitos casos, é uma demora exagerada para que o processo seja concluído ou mesmo uma resposta negativa.
Por esse motivo, pode ser necessário recorrer a via judicial, na qual será necessário contar com um advogado e dar início a uma ação judicial para garantir a isenção.
Muitas pessoas não sabem, mas existem diferentes tipos de câncer de pele, sendo eles:
Felizmente, qualquer um desses casos garante o direito à isenção de IR por câncer de pele, sendo fundamental que o laudo médico contenha todos os detalhes necessários para comprovar a presença da doença.
Um elemento fundamental para a compreensão desse tema é que a isenção se dá sobre rendimentos previdenciários, o que significa que, para consegui-la, é preciso se enquadrar nas categorias de aposentado, pensionista ou militar reformado.
Assim, o benefício se dará a partir dos proventos de aposentadorias do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), aposentadorias complementares, pensões ou mesmo da previdência privada.
Além disso, será necessário apresentar laudo médico e demais documentos capazes de comprovar a existência da condição.
Você também pode saber mais sobre esse assunto lendo nosso conteúdo: isenção do imposto de renda: saiba tudo sobre.
Para além da isenção de IR por câncer de pele, também há outros direitos que podem ser acessados mediante a comprovação da doença. São eles:
É importante destacar que o simples fato de ser portador de câncer de pele não garante automaticamente o acesso a esses direitos.
Em muitos casos, é necessário cumprir outros requisitos previstos em lei, como a comprovação de que a doença gerou incapacidade, mobilidade reduzida, ou a caracterização da condição como deficiência física.
Cada benefício possui critérios específicos, e a concessão dependerá da análise detalhada de cada situação.
Todo o processo de solicitação da isenção pode ser bastante complexo, especialmente quando há a necessidade de reunir mais documentos e dar início a uma ação judicial, para acelerar a obtenção desse direito.
Nesse sentido, contar com um advogado especializado no assunto é a melhor maneira de garantir que você consiga acessar esse direito fundamental de forma rápida e sem imprevistos.
Para obter mais informações sobre como solicitar a isenção de IR por câncer de pele, acesse o site do escritório Gregoire Gularte!