Infelizmente, ter um benefício indeferido pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ainda é realidade para muitos brasileiros.
Os motivos para o indeferimento são diversos, uma vez que diferentes solicitações dependem de requisitos distintos.
Ainda assim, é possível tomar providências diante desses quadros e chegar a uma solução do problema, desde que o indivíduo possua as informações certas e conheça os caminhos para contornar essa situação.
Para entender melhor o que é um benefício indeferido pelo INSS e como proceder diante desse resultado, continue a leitura!
Ao consultar seus pedidos ao INSS, muitas pessoas se deparam com o resultado de “benefício indeferido”. Isso significa que a solicitação foi negada e que o benefício não será concedido.
As razões para que isso aconteça são bem diversas e variam de acordo com a solicitação em questão, tendo em vista que cada pedido dependerá de uma série de critérios para ser aprovado.
Os requisitos da pensão por morte, por exemplo, naturalmente são distintos daqueles que cabem ao auxílio-doença.
Outro ponto a ser considerado é que, embora a tecnologia tenha contribuído para que os processos de solicitação se tornem mais práticos, a partir de aplicativos como o Meu INSS, problemas gerados pela falta de familiaridade com esses recursos também podem levar a esse resultado.
De todo modo, é possível traçar alguns motivos comuns para que o resultado da solicitação seja de benefício indeferido, a exemplo de:
O resultado do pedido é informado ao solicitante por meio do aplicativo Meu INSS, no qual podem ser encontrados três tipos de resultado: deferido (aprovado), indeferido (negado) ou indeferido parcialmente.
No indeferimento parcial, a solicitação é atendida, mas não completamente. Esse é um resultado comum, por exemplo, para pedidos de aposentadoria especial nos quais o indivíduo tenta realizar a conversão de vários períodos como especiais.
Assim, caso o INSS só conceda a conversão a alguns deles, o resultado será de benefício indeferido parcialmente.
Seja qual for o caso, o motivo pelo qual a solicitação foi negada pode ser consultado no próprio aplicativo Meu INSS, na aba “Consultar Pedidos”.
Se seu benefício foi negado pelo INSS, há diferentes maneiras de reverter o quadro.
Uma primeira alternativa à qual muitas pessoas recorrem é solicitar novamente o benefício, corrigindo os motivos apontados como causa para o indeferimento na primeira tentativa.
No entanto, há diversos casos em que os motivos informados pelo INSS são incoerentes e, portanto, é preciso optar por outros caminhos.
Uma das opções é entrar com um recurso administrativo, o que pode ser feito diretamente no aplicativo Meu INSS, mas é preciso ter em mente que esse é um caminho demorado, que pode não trazer os resultados esperados.
De acordo com um levantamento feito com base nos dados do próprio INSS, o Brasil tem 1,65 milhão de trabalhadores na fila que aguarda uma decisão em relação aos recursos.
Por esse motivo, pode ser mais vantajoso optar pela ação judicial e iniciar esse processo com o acompanhamento de um advogado especializado em direito previdenciário, para obter resultados de forma mais ágil.
Agora que você já sabe o que fazer em casos de benefício indeferido, continue por aqui e tire suas dúvidas sobre como comprovar vínculo empregatício junto ao INSS!