A depressão é um transtorno mental que pode afetar de forma negativa a vida das pessoas, causando alterações de humor, problemas emocionais e até mesmo físicos.
É um transtorno que deve ser tratado com bastante atenção e cuidado, caso contrário, pode levar os pacientes a óbito.
Há quem pense que apenas uma mudança no estilo de vida seja capaz de reverter a depressão, porém, dependendo do nível da doença, medicações, terapias, exames e procedimentos médicos são essenciais e determinantes para a melhora ou cura dos pacientes.
Nesse sentido, um dos principais questionamentos que costumam surgir é: é possível realizar tratamento para depressão pelo plano de saúde?
Continue a leitura e entenda.
Após a confirmação do diagnóstico da doença dada por um médico, o paciente deve ser encaminhado para a realização de tratamento para depressão pelo plano de saúde, incluindo consultas com psicólogos, psiquiatras, neurologistas, terapias guiadas por psicoterapeutas ou outros procedimentos e exames específicos.
Nesse sentido, é comum que algumas operadoras de saúde determinem um número “x” de terapias e procedimentos cobertas pelo plano, sendo fundamental que você confirme se a ação está sendo executada pelo seu plano de saúde conforme as determinações previstas no Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).
A cobertura do tratamento para depressão com eletroconvulsoterapia (eletrochoque) pelo plano de saúde, inclusive, é um direito dos beneficiários, porém ela não consta no Rol de Procedimentos da ANS.
Além disso, algumas operadoras de saúde também costumam informar que a cobertura para atendimento com psicólogos não é obrigatória, sendo necessário o pagamento de consultas particulares.
Porém em caso de confirmação de diagnóstico por depressão, esses tipos de coberturas devem ser obrigatoriamente oferecidas pelos planos de saúde.
O ideal é sempre procurar auxílio especializado de um advogado de Direito à Saúde para garantir que os seus direitos como consumidor e cidadão sejam preservados.
Então, se a sua principal dúvida é saber se o tratamento para depressão pelo plano de saúde deve ser coberto pelas operadoras de saúde, fique sabendo que sim!
Entre em contato com o Escritório de Advocacia em Porto Alegre Gregoire Gularte e agende uma consulta com um de nossos profissionais especializados. Será um prazer atendê-lo!