A reforma é um dos benefícios mais conhecidos pelos militares e, segundo o Estatuto dos Militares, o segurado pode ter acesso aos seus direitos em diferentes casos. Uma das situações em que se é possível receber o benefício são as enfermidades que tornam o militar incapaz do exercício de suas atividades.
Neste artigo, você compreenderá os principais aspectos sobre o direito à reforma por enfermidade, com base nas informações disponíveis no Estatuto dos Militares.
Continue a leitura!
O termo “reforma” faz referência ao que conhecemos por aposentadoria, segundo as normas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Porém, pessoas reformadas são militares, que amparam-se por seu próprio Estatuto – o chamado Estatuto dos Militares.
Segundo o Art. 104 do Estatuto dos Militares, a passagem do militar à situação de inatividade, mediante reforma, se efetua a pedido ou ex officio. A reforma a pedido ocorre quando o militar possui mais de trinta anos de serviço. Já a chamada ex officio é concedida quando o beneficiário atinge idade limite ou é julgado incapaz definitivamente para prestação de serviço nas Forças Armadas ou qualquer outra atividade de trabalho.
Ainda segundo o Art. 108 do Estatuto dos Militares, podemos verificar que a incapacidade definitiva pode sobrevir em consequência de:
Nesse sentido, podemos concluir que o Estatuto dos Militares garante que em casos de enfermidades, tendo ou não causa e efeito com o serviço, os beneficiários possuem o direito de requerer a reforma em casos que acarretem na incapacidade definitiva.
Importante ressaltar que o militar temporário que tiver sua incapacidade definitiva proveniente de acidente ou doença sem relação de causa e efeito com o serviço, só será reformado se considerado inválido, isto é, impossibilitado total e permanente para qualquer trabalho.
Nesse sentido, podemos concluir que ao militar resta assegurado o direito de reforma.
Em nosso blog, você também encontra artigos sobre como querer a reforma do serviço militar por ferimento, reforma militar em caso de Doença de Chagas e aposentadoria militar por acidente em serviço. Acesse os links e se atualize sobre os assuntos!
Compreendeu os principais aspectos sobre o direito à Reforma por enfermidade? Se este artigo foi útil para você, compartilhe em suas redes sociais!