O diagnóstico de uma doença grave, como o câncer, pode desestabilizar pacientes e causar medo, insegurança e muitas dúvidas a respeito do tratamento oncológico e todos os outros fatores adjacentes e efeitos colaterais que podem surgir por conta deste quadro médico.
Neste momento também surgem preocupações financeiras a respeito de possíveis cirurgias, medicações e terapias que serão necessárias para combater o câncer. Sendo assim, se o paciente já possui um plano de saúde é preciso contatar a operadora e saúde, comunicar sobre a doença e analisar o contrato do plano de saúde que foi celebrado.
Nessas situações é fundamental contar com o auxílio de um advogado especialista em Direito à Saúde para garantir que todos os seus direitos como cidadão e consumidor sejam preservados, além, é claro, da proteção à saúde e facilidade de acesso aos recursos e procedimentos médicos que serão necessários nesta etapa de tratamento contra o câncer.
Ademais, sempre que o direito do paciente oncológico for negado por uma operadora de saúde, é recomendado recorrer às vias administrativas do plano e da ANS e, se necessário, é possível buscar o amparo do Judiciário para conseguir uma medida liminar da justiça e realizar o seu tratamento de forma mais rápida possível.
Veja no link a seguir o que fazer quando plano de saúde nega cobertura de tratamentos.
Para fins de tratamento oncológico, os planos de saúde, na maioria das vezes, oferecem cobertura para cirurgias convencionais, cirurgias pouco invasivas, radioterapias, quimioterapias e transplante de medula óssea.
Lembrando que os serviços e coberturas dependem do tipo de segmentação do plano de saúde contratado. As segmentações podem ser do tipo ambulatorial, hospitalar com obstetrícia, hospitalar sem obstetrícia, odontológica e plano referência.
Vale destacar que as operadoras de planos de saúde contratadas são obrigadas a fornecer os serviços que constam no Rol de procedimentos da ANS.
Os casos de fornecimento de medicação para pacientes com câncer também devem ser vistos com atenção e, em casos de negativa, é recomendado buscar o auxílio de um advogado para entender as cláusulas que compõem o seu plano de saúde e, sendo necessário, buscar seus direitos junto à Justiça.
Publicamos recentemente em nosso blog um artigo sobre tratamento de fertilização para pacientes de câncer pelo plano de saúde, confira e amplie o seu conhecimento sobre o assunto.
Em caso de dúvidas, entre em contato com o Escritório de Advocacia em Porto Alegre Gregoire Gularte. Será um prazer atendê-lo.