Afinal, o seguro agrícola cobre enchentes? Muitos agricultores possuem dúvidas em relação ao tema e, por isso, o artigo de hoje explicará os principais pontos de atenção sobre o assunto.

Continue  a leitura para entender!

Quando o seguro cobre enchente? Entenda

Em alguns estados brasileiros, as fortes chuvas estão provocando cada vez mais enchentes, danificando consideravelmente o trabalho de agricultores. Segundo o portal portal G1 de notícias, Porto Alegre registrou 169mm até 25 de julho, ficando 19,6% acima da média histórica, conforme a Somar Meteorologia. É o mês de julho mais chuvoso em três anos na capital.

A atividade rural é cercada de fatores de risco, associados à questão de adversidade e, até mesmo, perda. É fundamental que produtores estejam atentos e protejam suas atividades por meio da contratação de seguros eficientes, que restaurem possíveis prejuízos causados ao agronegócio e que indenizem até o limite do valor contratado.

Muitos agricultores já estão cientes dessa importância e procuram seguros que cubram eventuais despesas com sinistros decorrentes de chuva e que interfiram no agronegócio. Respondendo à pergunta inicial de nosso artigo, o seguro pode, sim, cobrir eventuais sinistros como enchentes. No entanto, tudo é previamente definido na escolha do plano e do contrato realizado com a seguradora.

É muito importante que o agricultor esteja atento na hora de contratar um seguro para o seu negócio. Ele deve verificar se todas as coberturas que ele necessita estão inclusas através do seguro contratado e também deve estar atento a todas as cláusulas existentes no contrato.

Enchente e cobertura do seguro: atenção na hora de acionar o serviço é importante

Além de estar atento à contratação de determinado seguro, também é essencial que o segurado tenha atenção na hora de acionar o serviço. Afinal, é comum a existência de cláusulas que preveem a possibilidade de perda de cobertura, por exemplo, em casos de agravamento intencional do risco por parte do segurado ou, então, nos casos em que o segurado realizou determinada alteração da área sinistrada sem autorização da seguradora.

Como mencionado no artigo Seguro agrícola: cuidados que o produtor deve ter ao acionar a seguradora, por mais que o seguro agrícola traga diversos benefícios, é importante que o agricultor esteja atento no momento de acionar a seguradora. Afinal, são muitos os casos em que os produtores rurais se deparam com a negativa de cobertura pela seguradora, não sendo indenizados voluntariamente pela financeira.

Esclareceu as suas dúvidas sobre a cobertura de um seguro no caso de enchentes? Se você possui outra questão sobre o assunto, deixe o seu comentário!

 

CategoryDireito Cível

© 2017 GREGOIRE GULARTE ADVOGADOS | DESENVOLVIDO POR IDEIA AGÊNCIA DIGITAL | OTIMIZADO POR MARKE OTIMIZAÇÂO DE SITES

CONECTE-SE CONOSCO: